PRÉ II

EMEIEF Delfina Gomes da Fonseca             

    Período: 15  à  19 de junho de  2020

PLANO DE AULA SEMANAL      

Profª: Fátima Eliete Vicente      PRÉ II C


Segunda - Feira

Terça - Feira

Quarta - Feira

Quinta - Feira

Sexta - Feira

Vídeo: Xilogravura

Música: Bruxa, bruxa venha à minha festa

Vídeo aula: Tv Cultura

Horário: 11:30 às 12:30

Música: Vogais

Vídeo: Ciranda, cirandinha

Artes Visuais

Apostila – Pág. 15

Observação da Obra

Pseudoleitura

Leitura sobre a biografia do Artista Severino Borges

Identidade e Autonomia

Apostila – Pág. 20

Conversa sobre a brincadeira favorita

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 21

Observar os desenhos e pintar a letra inicial do nome de cada um.

Linguagem Oral e Escrita

Atividade na folha

Revisão das vogais

Pintar as palavras dos retângulos, com uma cor para cada vogal, conforme a orientação:

A – vermelho / E – amarelo / I – azul / O – verde / U – laranja.

 

Matemática

Apostila – Pág. 25

Observar a cena

Contar nos dedinhos da mão a quantidade de personagens representados na cena.

A mamãe deve passar tinta na mão da criança e carimbar no espaço destinado.

Deixar secar a tinta. Depois a criança deverá escrever em cima de cada dedinho o algarismo correspondente.

Colorir o numeral que representa a quantidade de dedinhos carimbados.

 

Identidade e Autonomia

Apostila – Pág. 16

Observação da obra retratada.

Completar o que está faltando.

 

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 20

Tentativa de escrita

Montar com as letras do alfabeto móvel o nome das brincadeiras e depois copiar a escrita das brincadeiras nos retângulos.

 

Atividade na folha

Pedir para a criança escrever o nome na folha.

Pergunte a ela: Qual letrinha começa seu nome? Qual letra termina?

Peça para contar a quantidade de letras do nome.

Identificar as vogais do nome.

Artes Visuais

Recorte e colagem do material complementar 2.

Artes Visuais/ Identidade e Autonomia

Apostila – Pág. 22

Escreva o nome da brincadeira favorita utilizando o alfabeto móvel e depois registrar o desenho da sua brincadeira favorita, escolhendo o material para desenhar: giz de cera ou canetinha.

Matemática

Atividade na folha

Revisão do numeral 5.

Pinte os quadradinhos que tem o número 5 escrito corretamente.

Treino do número 5

Pinte 5 galinhas.

Natureza e Sociedade

Texto Informativo sobre Festa Junina.

Matemática

Apostila – Pág. 24

Observar as imagens das brincadeiras.

Identificar a relação entre número e quantidade.

Registrar com números.

Colorir as imagens.

Identidade e Autonomia/ Movimento/ Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 18

Relembrar a brincadeira – “Ciranda, cirandinha”.

Pseudoleitura

Perguntar a criança se eles lembram qual o nome da personagem que está no centro da roda. (Anita)

 

Matemática

Atividade na folha

Revisão dos numerais de 1 a 5.

Cubra o tracejado usando uma cor diferente para cada número.

 

Linguagem Oral e Escrita

Revisão da letra U

Pinte as figuras que começam com a letra U e escreva os nomes das figuras usando o alfabeto móvel.

Movimento

Brinquedos variados

Movimento

Brincadeira – Circuito

(Vídeo)

Movimento/Artes Visuais

Modelagem

Com a massinha de modelar, fazer os números de 1 a 5 com cores diferentes.

Movimento/ Música

Música: Ciranda dos bichos – Palavra Cantada

Assistir ao vídeo e dançar obedecendo os comandos da música.






































EMEIEF Delfina Gomes da Fonseca        

         Período: 22  à  26 de junho de  2020

PLANO DE AULA SEMANAL  

    Profª: Fátima Eliete Vicente      PRÉ II C

Segunda - Feira

Terça - Feira

Quarta - Feira

Quinta - Feira

Sexta - Feira

História: Vogais (com fantoche no palito)

Vídeo: Música do alfabeto

Música: Se eu fosse um peixinho (Youtube)

Vídeo: Elementos Típicos da Festa Junina

Vídeo: Meio Ambiente (Youtube)

Artes Visuais

Atividade na folha

Pintura do desenho sobre as vogais

Linguagem Oral e Escrita

Atividade na folha

Circule a letra B no texto

Recorte e cole a letra B

Treino da letra B

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 30

Com as letras do alfabeto móvel montar o nome do personagem da turma gênese.

Observar o personagem e pintar as letras que formam o personagem.

Natureza e Sociedade

Conversar sobre os pratos típicos de Festa Junina que a criança gosta.

Converse com a mamãe  peça a ela para fazer algum prato que lembre Festa Junina (pipoca, milho verde, amendoim, bolo de fubá, paçoca) e pedir para ajuda-la a preparar.

Fotografar o momento.

 

Natureza e Sociedade

Apostila – Pág. 29

Conversar sobre a poluição do meio ambiente para promover a conscientização ambiental.

Matemática

Apostila – Pág. 26

Observar a imagem e pintar a figura que se parece com a bola de futebol.

Matemática / Artes Visuais

Atividade na folha

Traçado do número 6

Treino

Pintar as 6 flores e o conjunto com 6 elementos.

Artes Visuais

Apostila – Pág. 29

Oferecer canetinhas coloridas, lápis de cor, giz de cera e recortes de imagens sobre o meio ambiente para que a criança possa completar a cena e colorir a imagem.

Identidade e Autonomia / Artes Visuais

Apostila – Pág. 28

Observar a cena e descobrir qual é a brincadeira.

Escrever o nome da brincadeira com as letras do alfabeto móvel no retângulo de depois pintar a cena.

Matemática

Apostila – Pág. 33

Observe a imagem e faça a contagem com os lápis de cor. Quantos peixinhos cada personagem a turminha pescou e circular o número correspondente.

Movimento

Modelagem

Com a massinha de modelar, fazer as vogais com cores diferentes.

 

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Página 31

Observar o que está escrito em cada retângulo e pintar onde está escrito a palavra “Peixe”.

Matemática

Apostila – Pag. 27

Recortar os objetos do material complementar 3 e colar de acordo com a forma geométrica correspondente entre a imagem e a forma.

Movimento / Música

Dançar e cantar músicas de Festa Junina

Movimento

Vídeo sobre as forma geométricas

(Youtube)

Movimento

Vídeo sobre as vogais

(Youtube)

Movimento/ Música

Música: Peixe Vivo (cantar)



























EMEIEF Delfina Gomes  da Fonseca    

Período: 01  à  06 de junho de  2020

PLANO DE AULA SEMANAL      Profª: Fátima Eliete Vicente      PRÉ II C  

           

Segunda - Feira

Terça - Feira

Quarta - Feira

Quinta - Feira

Sexta - Feira

Leitura: João e o Pé de Feijão

Leitura: Poema: “A sementinha”

Leitura: Link sobre a natureza

Leitura: Vídeo sobre o Meio Ambiente

Leitura: “O mundinho”

Natureza e Sociedade

Apostila – Pág. 6

Observação e descoberta do texto

Questionar: Do que se trata o texto?

 

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 7

Escreva o nome das imagens que aparecem no poema “A sementinha” usando as letras do alfabeto móvel

Matemática

Apostila – Pág. 8

Orientar os alunos na observação da imagem.

É hora de raciocinar.

Contar a quantidade de cada elemento que aparece na imagem e registrar a quantidade usando números no espaço indicado e colorir a imagem.

Natureza e Sociedade

Apostila – Pág. 10

Orientar os alunos a observar a imagem na tirinha e fazer a pseudoleitura.

Natureza e Sociedade

Dia Mundial do Meio Ambiente

Apostila – Pág. 11

Orientar os alunos para a observação das imagens que retratam a destruição do nosso planeta.

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 6

Observar as imagens e tentar descobrir o que está escrito

Circular as imagens e tentar relacionar com as palavras. Escreva as palavras embaixo das imagens.

Com a ajuda de um adulto faça a leitura do poema: “A sementinha”.

Matemática

 

Link sobre os numerais (Youtube)

 

Artes Visuais

Apostila – Pág. 10

Ilustrar no espaço porque o nosso planeta está doente.

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 11

Completar com as letras que faltam usando o alfabeto móvel.

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 9

Estudando a palavra do texto.

Orientar os alunos para circular a letra inicial e pintar a letra final das palavras e registrar o número de letras das palavras escritas no espaço indicado.

Matemática

Atividade na folha

Revisão Número 1

Pinte os quadradinhos que tem o número 1 escrito corretamente.

Pinte 1 casinha

Matemática

Atividade na folha

Revisão do numeral 2.

Pinte os quadradinhos que tem o número 2 escrito corretamente.

Treino do número 2

Pinte 2 tratores

Linguagem Oral e Escrita

Revisão da letra I

Pinte as figuras que começam com a letra I e escreva os nomes das figuras usando o alfabeto móvel.

Identidade e Autonomia

Apostila – Pág. 12

Questionar quais ações as crianças já observaram em casa e que pode contribuir para a destruição do planeta. Por ex: Escovar os dentes com a torneira aberta, lavar carros e calçadas com a mangueira, etc.

Movimento

Destacar e recortar as letras do alfabeto móvel que estão no final da apostila e colocar dentro de um envelope que está na contra capa da apostila.

Identidade e Autonomia/ Música/Matemática

 

Parlenda-

1, 2 feijão com arroz...

(Link Youtube)

Movimento

 

Brincadeira - amarelinha

Identidade e Autonomia/ Movimento/ Música

 

Música: Indiozinhos fazendo os gestos

 

Movimento e Artes Visuais

Apostila – Pág. 12

Orientar a recortar o material complementar 1 (quebra-cabeça sobre o desperdício de água)

 





03/06 – Brincadeira – Amarelinha

Material necessário: Giz de lousa

Participantes: 1 ou mais

Local: Espaço aberto (quintal de casa)

Como brincar: Desenhar no chão o diagrama da amarelinha, é determinado uma ordem entre os participantes. O primeiro participante vai para a área chamada terra e de lá, atira sua pedra no número 1. Sem colocar o pé na casa, ele atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, ora um pé só. Quando chegar a figura do céu, faz o percurso de volta e apanha a pedra, sem pisar na casa marcada.

Em seguida, ele repete o mesmo procedimento em todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, ele perde a vez. 



EMEIEF Delfina Gomes da Fonseca       

          Período: 08  à  12 de junho de  2020

PLANO DE AULA SEMANAL      Profª: Fátima Eliete Vicente      PRÉ II C

Segunda - Feira

Terça - Feira

Quarta - Feira

Quinta - Feira

Sexta - Feira

Leitura: O caso do bolinho (Youtube)

Música: Cai, cai balão (Youtube)

Vídeo: Brincadeira – Ciranda, cirandinha

Leitura: Bruxa, bruxa, venha à minha festa (Youtube)

Vídeo aula: Tv Cultura

Horário: 11:30 às 12:30

Identidade e Autonomia

Apostila – Pág. 13

Questionar os alunos a respeito da palavra mangueira. É uma borracha ou um pé de fruta?

Linguagem Oral e Escrita

Revisão da letra O

Pinte as figuras que começam com a letra O e escreva os nomes das figuras usando o alfabeto móvel.

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 17

Observação da cena sobre a brincadeira.

Ilustração das crianças

Identidade e Autonomia

Apostila – Pág. 20

Conversa sobre a brincadeira favorita.

Artes Visuais/ Identidade e Autonomia

Apostila – Pág. 22

Escreva o nome da brincadeira favorita utilizando o alfabeto móvel e depois registrar o desenho da sua brincadeira favorita, escolhendo o material para desenhar: giz de cera ou canetinha.

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 13

Leitura do texto informativo sobre a mangueira.

Encontrar a palavra manga e pintar.

Natureza e Sociedade

 

Texto Informativo sobre o Corona Vírus

Quais são os cuidados para se proteger e não se contaminar?

 

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 20

Tentativa de escrita

Montar com as letras do alfabeto móvel o nome das brincadeiras e depois copiar a escrita das brincadeiras.

 

Movimento

 

Brincadeira – Ciranda, cirandinha

Linguagem Oral e Escrita

Apostila – Pág. 21

Observe os desenhos e pinte a letra inical do nome de cada um.

Natureza e Sociedade

Música: Pomar – Palavra Cantada

(Youtube)

 

Artes Visuais

 

Apostila – Pág. 19

Ilustração da brincadeira – Ciranda, cirandinha

Matemática

Atividade na folha

Revisão do numeral 3.

Pinte os quadradinhos que tem o número 3 escrito corretamente.

Treino do número 3

Pinte 3 porquinhos

 

Matemática

Atividade na folha

Revisão do numeral 4.

Pinte os quadradinhos que tem o número 4 escrito corretamente.

Treino do número 4

Pinte 4 patinhos

 

Natureza e Sociedade

Texto Informativo sobre Festa Junina.

Matemática

Apostila – Pág. 24

Observar as imagens das brincadeiras.

Identificar a relação entre número e quantidade.

Registrar com números.

Colorir as imagens.

Matemática

Atividade na folha

Revisão do numeral 5.

Pinte os quadradinhos que tem o número 5 escrito corretamente.

Treino do número 5

Pinte 5 galinhas.

Artes Visuais

Apostila – Pág. 14

É hora de criar e se lambuzar.

Pinte as mangas com tinta guache e cotonete ou pincel.

Misturar as tintas amarelo e vermelho para ficar laranja para pintar as mangas.

Movimento

 

Brincadeira de coordenação motora

(Vídeo)

Matemática/ Movimento

Parlenda

Fui na lata do biscoito

Tirei um

Tirei dois...

Movimento/ Música

 

Música: Ciranda dos bichos – Palavra Cantada

Assistir ao vídeo e dançar obedecendo os comandos da música.

Movimento

Brincar de bola ou boneca





EMEIEF DELFINA GOMES DA FONSECA


PLANO DE AULA SEMANAL - PERÍODO: 18/05 À 22/05 DE 2020


PROFª FÁTIMA ELIETE VICENTE – PRÉ II C


SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

TV CULTURA

Canal Univesp (4.2)

Horário: 11:30 às 12:30

Texto Informativo sobre a Joaninha

Link sobre o elefante

Texto Informativo sobre a Jabuticaba

TV CULTURA

Canal Univesp (4.2)

Horário: 11:30 às 12:30

 

IDENTIDADE E AUTONOMIA / PORTUGUÊS

Apostila – Pág. 56

Escrever a lista dos nomes dos colegas de classe, observando a lista que foi enviada para consultar.

PORTUGUÊS

Apostila – Pág. 62

Destacar o material complementar 3.

Fantoche de pulso da joaninha.

Pintar e recortar

ARTES VISUAIS/

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Apostila – Pág. 65

Confeccionar com a criança 2 elefantinhos de cores diferentes.

Seguindo o passo a passo da página da apostila.

PORTUGUÊS

Apostila – Pág. 29

Leia o texto e descubra mais sobre uma fruta muito deliciosa.

Completar com as letras que estão faltando.

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Apostila – Pág. 43

Observe a obra de Arte – “A família” de Tarsila do Amaral

 

ARTES VISUAIS

Apostila – Pág. 28

Pintura com cotonete e tinta guache preta e verde.

ARTES VISUAIS / MATEMÁTICA

Apostila – Pág. 71

Dobradura

Pintar, recortar e montar um cata-vento e colar num palito.

MATEMÁTICA

Atividade na folha

Relacione

Ligue os objetos as suas formas correspondentes

 

ARTES VISUAIS

Apostila – Pág. 43

Pinte a ilustração com as cores que você observou.

PORTUGUÊS

Atividade na folha

 

Letra I

Circular a letra I no texto

Recortar e colar letras I

Treinar o traçado da letra I.

MATEMÁTICA

 Apostila – Pág. 42

Ajude os nosso amigos a dividir as laranjas que sobraram do suco.

Quantas laranjas recebeu cada um?

NATUREZA E SOCIEDADE

Desenhe em uma folha de sulfite como você se sente no momento em que estamos vivendo por causa do Corona Vírus

MOVIMENTO/ ARTES VISUAIS

 

Apostila – Pág. 66

Técnica de Pintura

Desenhe usando giz de cera branco, em seguida colorir a folha usando um pincel e tinta guache da cor preferida.

MOVIMENTO

Apostila – Pág. 63

Brincadeira

Elefantinho colorido

 

MATEMÁTICA

Atividade na folha

Pintando o arco-íris.

Pintar o arco-íris nas cores correspondentes.

 

ARTES VISUAIS

Apostila – Pág.64

Recorte o material complementar 6

e monte o quebra-cabeça da brincadeira, cole na página 64.

RECREAÇÃO

 

Música Arco-íris da Xuxa

(Link do Youtube)

RECREAÇÃO

Cantar e dançar com gestos a música Sapo Cururu

RECREAÇÃO

Brincadeira

Telefone sem fio

 

 

































 

21/05 – Brincadeira – Telefone sem fio

Como brincar: Jogadores sentados um ao lado do outro. O 1° jogador diz uma frase no ouvido da pessoa que está ao lado dele. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido da pessoa seguinte, até o último falar em voz alta o que ouviu na mensagem. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente.


EMEIEF DELFINA GOMES DA FONSECA

PLANO DE AULA SEMANAL - PERÍODO: 25/05 À 29/05 DE 2020

PROFª FÁTIMA ELIETE VICENTE – PRÉ II C


SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

Link das Frutas

TV CULTURA

Canal Univesp (4.2)

Horário: 11:30 às 12:30

Leitura do livro “Vamos brincar de escola”

Link Alfabeto

TV CULTURA

Canal Univesp (4.2)

Horário: 11:30 às 12:30

 

PORTUGUÊS

Apostila – Pág. 27

Escreva a letra inicial de cada fruta.

 

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Apostila – Pág. 46

Pesquise em revistas, imagens de diferentes tipos de família, recorte e cole.

 

PORTUGUÊS

Apostila – Pág. 25

Leia as palavras e pinte a imagem que termina com o mesmo som.

 

PORTUGUÊS

Atividade na folha

Escreva o alfabeto de acordo com a primeira letra de cada desenho.

PORTUGUÊS

Atividade na folha

 

Letra U

Circular a letra U no texto

Recortar e colar letras U

Treinar o traçado da letra U.

MATEMÁTICA

Atividade na folha

Formas geométricas

Pintar as cores indicadas e ligar ao desenho correspondente.

ARTES VISUAIS

Apostila – Pág. 72

Dobradura – Círculo

Pintar, recortar e montar uma tulipa.

 

 

PORTUGUÊS

Atividade na folha

Letra O

Circular a letra O no texto

Recortar e colar letras O

Treinar o traçado da letra O.

MATEMÁTICA

Atividade na folha

Pintar o balão que contém a quantidade de desenhos do conjunto

 

MATEMÁTICA

Atividade na folha

Conte quantas figuras há em cada em cada fileira e escreva o número no quadrado.

MOVIMENTO

Apostila – Pág. 69

Oriente a criança a desenhar com a cola e depois jogar areia em cima, tirar o excesso e deixar secar.

RECREAÇÃO

Brincadeira

Gato e Rato

MATEMÁTICA

Contagem oral dos números de 1 a 20.

 

MATEMÁTICA

Apostila – Pág. 39

O meu dado vou completar e na quantidade correta, ele vai ficar.

Represente os números com bolinhas no dado.

ARTES VISUAIS

Apostila – Pág. 73

Triângulo

Pintar, recortar e montar um lindo chapéu.

 

MOVIMENTO

Apostila – Pág. 67

Pintura com giz molhado.

Para esta atividade coloque um pouco de cola branca numa tampinha de garrafa.

Molhe várias vezes o giz de lousa colorido na água, depois molhe o giz na cola e desenhe na folha.

MOVIMENTO

Apostila – Pág.68

Técnica do Assopro

Coloque um pouco de tinta na folha e peça para a criança soprar sobre a tinta, formando uma pintura.

RECREAÇÃO

 

Música

O meu chapéu tem 3 pontas

RECREAÇÃO

Brincadeira

Jogo da Mímica

 

 

 








































































 

28/05 – Brincadeira – Jogo de Mímica

Como brincar: É uma disputa entre dois grupos de pessoas. Um representante de cada equipe é escolhido para fazer a mímica não podendo dizer nada. Os gestos poderão ser escolhidos pelo animador.

 

29/05 – Brincadeira – Gato e Rato

Como brincar: Escolha uma pessoa para ser o rato e outra para ser o gato. Os outros do grupo podem fazer uma roda de mãos dadas, formando uma toca. O jogo do pega-pega começa com o gato, fora do círculo. O rato será perseguido pelo fato e sempre que quiser poderá entrar na sua toca para se esconder.

Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o rato, levantando o braço ou fechando as pernas.



EMEIEF DELFINA GOMES DA FONSECA

PLANO DE AULA SEMANAL - PERÍODO: 11/05 À 15/05 DE 2020

PROFª FÁTIMA ELIETE VICENTE – PRÉ II C

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

Link – O sumiço de todas as mães

TV CULTURA

Link – Música Janela, Janelinha

Leitura da história que foi enviado para casa

TV CULTURA

Link – Meios de transporte

Link – Vídeo sobre as joaninhas

NATUREZA E SOCIEDADE


Confecção do cartão do dia das mães.

PORTUGUÊS

Apostila – Pág. 34

Versinho – Janela, janelinha.

Fazer os gestos do versinho.

Ilustração da brincadeira.

ARTES VISUAIS


Ilustrar a história lida

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Apostila – Pág. 57

Observe a cena e pinte o lugar para onde os personagens estão indo.

PORTUGUÊS

Apostila – Pág. 61

Você sabia que a joaninha é um bichinho de jardim?

Fazer a leitura do texto para a criança.

Pintar as joaninhas que encontrar no jardim.

NATUREZA E SOCIEDADE

Apostila – Pág. 41

Receita- Suco de laranja.

Anotar a quantidade que a mamãe usar de laranjas, água e açúcar para fazer o suco.

NATUREZA E SOCIEDADE


Apostila – Pág. 58

Leia para a criança o trecho da apostila. E depois desenhar qual o meio de transporte você usava para ir para escola?

PORTUGUÊS


Atividade na folha – Complete o alfabeto.

MATEMÁTICA/ IDENTIDADE E AUTONOMIA

Apostila – Pág. 33

Observar, contar com a ajuda dos lápis de cor e registrar no retângulo laranja a soma dos dedos. Pintar os dadinhos conforme o número registrado.

MATEMÁTICA

Apostila – Pág. 38 

Observe com atenção e registre a quantidade que aparece de cada uma das figuras geométricas.


PORTUGUÊS

Atividade na folha

Nome escondido

Pintar de azul as letras que formam o seu nome e escreva o seu nome.

Quantas letras tem o seu nome?

Qual a 1ª letra? E a última?

ARTES VISUAIS 

 Apostila – Pág. 35

Figuras geométricas

Com elas diferentes coisas vou criar.

Pinte na folha da atividade as formas geométricas (círculo-quadrado-retângulo-triângulo) e crie objetos, brinquedos.

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Apostila – Pág. 32

Recortar o material completar 2 e montar o dado. Pintar o número que foi sorteado.

BRINCADEIRA


Quente / frio

RECREAÇÃO

Música – “Atirei o pau no gato”.

RECREAÇÃO

Música com gestos

“Os indiozinhos”

RECREAÇÃO

Cantar e dançar a música – “Da abóbora faz melão”.

RECREAÇÃO

Brincadeira - Estátua





12/05 – Brincadeira – Quente / Frio

Como brincar: Uma pessoa é escolhida e se afasta, enquanto os outros escondem um objeto. A pessoa é chamada de volta e os outros começam a dar pistas de onde está o objeto. Quando se afastar do esconderijo, o grupo diz “Está frio” ou “Está gelado”, se estiver bem longe. Quando se aproximar a de onde está escondido o objeto, o grupo grita “Está quente” ou “Está pelando”, caso esteja muito perto.

Quando encontrar o objeto, o grupo grita “Pegou”.


14/05 – Brincadeira – Estátua

Como brincar: Uma criança é eleita líder, e as demais pessoas andam livremente pelo quintal até que ela diga “1,2,3 estátua!”

Nesse momento, as pessoas devem parar onde estão fazendo uma pose. O líder escolhe uma das pessoas e faz tudo para que ela se mexa. (micagem, cócegas).

Só não vale empurrar. Quem resistir as caretas e cócegas ficando imóvel é declarado o vencedor e assume a posição de líder.


EMEIEF DELFINA GOMES DA FONSECA

ROTINA SEMANAL - PRÉ II – PROFESSORAS:    MIRIAN   E   PAULA   PERÍODO: 11/05   A 15/05   DE 2020.

11/05

HISTÓRIA:  O SUMIÇO DE TODAS AS MÃES – TURMA DA MÔNICA

LINK: https://youtu.be/xsfVi_0T2ag

2ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

1 - ATIVIDADES – TEMÁTICA – DIA DAS MÃES – ATIVIDADE IMPRESSA PARA PINTAR.

2 - ATIVIDADES: RECORTE E MONTAGEM DO MATERIAL COMPLEMENTAR 2 PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NA PÁG 32 – OBSERVE AS FACES DO DADO E REGISTRE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES NOS RETÂNGULOS VERDES.

3 - JOGUE O DADO PARA VER QUAL NÚMERO IRÁ CAIR E ASSIM PINTAR O NÚMERO QUE SAIU NO DADO.

4 – MÚSICA – LINK: https://youtu.be/vDee2bF8Xls

 

 

12/05

HISTÓRIA:  Dona Baratinha – Varal de Histórias

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=erpG87HVxgM

3ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

1 - ATIVIDADES: PÁG 34 – PARLENDA - JANELA, JANELINHA – FAZER OS GESTOS CONFORME O VÍDEO – LINK: https://youtu.be/xRV2MCeN_aQ

2 – PÁG 38 - OBSERVAR AS FORMA GEOMÉTRICA (RETÂNGULOS, TRIÂNGULOS, CÍRCULOS E QUADRADOS) QUE APARECEM ABAIXO DE CADA CRIANÇA DA TURMA GÊNESE E REGISTRAR NOS RETÂNGULOS VERDES A QUANTIDADE CORRESPONDENTES PINTANDO - OS.

3 – ATIVIDADE IMPRESSA VOGAIS – LIGAR AS FIGURAS COM A LETRA INICIAL.

4 – DOBRADURA DE CASA – LINK: https://youtu.be/w0_9E6K0tT0

5 – MÚSICA – LINK: https://youtu.be/8e3MBmvAv0k  

 

 

13/05

                                        HISTÓRIA – A casa feita de sonho – Varal de Histórias

LINK:https://www.youtube.com/watch?v=CzbWBAPvZxc

4ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

1 - ATIVIDADES: PÁG 33 – OBSERVAR AS FIGURAS IMPRESSAS (DADOS), FAZER A SOMA E REGISTRAS NO RETÂNGULO LARANJA O RESULTADO. UTILIZE OS DEDOS PARA FACILITAR A CONTAGEM.

2 – PÁG 41 – RECEITA SUCO DE LARANJA (CASO NÃO TENHA LARANJA SUBSTITUA POR OUTRA FRUTA) REGISTRE A QUANTIDADE DOS INGREDIENTES UTILIZADOS NA RECEITA DO SUCO.

3 – VÍDEO SOBRE MEIOS DE TRANSPORTE TERRESTRE – LINK: https://youtu.be/1iLYKZn9Dls

4 - ATIVIDADE IMPRESSA PARA COLORIR O MEIO DE TRANSPORTE QUE POSSUI.

5 - BRINCADEIRA – ESTÁTUA -  LINK:  https://youtu.be/6KIWBkAikGs   

 

 

14/05

                                        HISTÓRIA  Deus é Real – Varal de Histórias

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=YG61BPHbzD8

5ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

1 - ATIVIDADES: PÁG 57 – OBSERVE A CENA DA TURMA GÊNESE, DESCUBRA PARA ONDE ELES ESTÃO INDO E PINTE O LUGAR.

2 – VÍDEO – DONA JOANINHA – LINK: https://youtu.be/ARHa58v51UA

3 – PÁG 61 - OBSERVAR A CENA DO JARDIM E PINTE TODAS AS JOANINHAS QUE ENCONTRAR.

4 – ATIVIDADE IMPRESSA NÚMERO 1 – TREINO E QUANTIDADE.

5 – PÁG 62 – PINTURA E RECORTE DO MATERIAL COMPLEMENTAR 5 – CONFECÇÃO DE FANTOCHE DE PULSO.

 

 

15/05

1.       HISTÓRIA  –  Pintinho Peralta – Varal de Histórias

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=ZktEZQOxVPA

6ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

1 – ATIVIDADE IMPRESSA FORMAS GEOMÉTRICAS – COLORIR E RECORTAR.

2 – UTILIZAR AS FORMAS RECORTADAS PARA CRIAR UMA FIGURA E COLAR NA APOSTILA PÁG 35.

3 –OBSERVE EM SUA CASA E QUAIS AS FORMAS QUE EXISTEM (EX: PORTAS, JANELAS, TAMPAS, POTES, ETC) REGISTRE ESSE MOMENTO COM FOTOS.

4 – ATIVIDADE IMPRESSA – RECEITA DE MASSINHA DE MODELAR.










EMEIEF DELFINA GOMES DA FONSECA

ROTINA SEMANAL - PRÉ II – PROFESSORAS:        MIRIAN   E    PAULA________   PERÍODO __04/05___ A _ 08/05__ DE 2020.

04/05

HISTÓRIA:  OS TRÊS PORQUINHOS – LINK: https://youtu.be/ZIgJ4Grnwgs

2ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

ATIVIDADES – TEMÁTICA - FAMÍLIA: PÁG 45 – DESENHAR AS PESSOAS DA FAMÍLIA.

PÁG 47 – ENCONTRAR AS LETRAS QUE FORMAM A PALAVRA FAMÍLIA E REGISTRAR NO RETÂNGULO VERDE.

05/05

HISTÓRIA:  AMIGOS NÃO SE ABANDONAM  LINK: https://www.youtube.com/watch?v=jpsWZ6B5aY8

3ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

ATIVIDADES: PÁG 48– OBSERVAR AS FIGURAS IMPRESSAS NA PÁGINA DA APOSTILA E CIRCULAR AS AÇÕES QUE VOCÊ REALIZA PARA AJUDAR EM CASA.

PÁG 49– OBSERVAR AS FIGURAS IMPRESSAS NA PÁGINA DA APOSTILA E CIRCULAR AS AÇÕES QUE VOCÊ CONSEGUE REALIZAR SOZINHO.

06/05

HISTÓRIA - A ESTRELINHA QUE NÃO TOMAVA BANHO – LINK:   https://www.youtube.com/watch?v=gyJ8zyPhpqY

4ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

ATIVIDADES: PÁG 50 - OBSERVAR AS FIGURAS IMPRESSAS (OBJETOS) NA PÁGINA DA APOSTILA, E PREENCHER OS RETÂNGULOS AZUIS COM OS NÚMEROS CORRESPONDENTES POR CADA CÔMODO.

     PÁG 51 - OBSERVAR A CENA E IDENTIFIQUE A CASA QUE MAIS PARECE COM A SUA E PINTE - A.

07/05

HISTÓRIA MENINOS DE TODAS AS CORES –  LINK: https://www.youtube.com/watch?v=whrqcs6R8Pw

5ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

ATIVIDADES: RECORTE DO MATERIAL COMPLEMENTAR 3 E COLAGEM DAS FIGURAS RECORTADAS NA PÁG 53 CORRESPONDENDO AS FIGURAS DOS PROFISSIONAIS COM AS FERRAMENTAS QUE UTILIZAM PARA TRABALHAR.

08/05

HISTÓRIA O LEÃO QUE NÃO SABIA ESCREVER – VARAL DE HISTÓRIAS - LINK: https://www.youtube.com/watch?v=6W8rTPfR_D8

6ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

ATIVIDADES: RECORTE DO MATERIAL COMPLEMENTAR 4 E COLAGEM DAS FIGURAS RECORTADAS NA PÁG 54 CORRESPONDENDO AS FIGURAS DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA COM AS CENAS DAS ATIVIDADES QUE ELES EXERCEM.

ATIVIDADE IMPRESSA: ALFABETO – COBRIR AS LETRAS TRACEJADAS COM LÁPIS DE COR.










EMEIEF DELFINA GOMES DA FONSECA

ROTINA SEMANAL - PRÉ II – PROFESSORAS:        MIRIAN   E    PAULA________   PERÍODO __27/04___ A _ 01/05__ DE 2020.

2ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

ATIVIDADES: PÁG 26 – OBSERVAR A TIRINHA DA TURMA DA MÔNICA E RESPONDER AS QUESTÕES.

PÁG 29 – LIGAR OS PONTOS SEGUINDO A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DO 1 AO 10.

 

3ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

ATIVIDADES: PÁG 30 E 31– OBSERVAR A FIGURA DAS MÃOS IMPRESSAS NAS PÁGINAS DA APOSTILA, FAZER A CONTAGEM, UTILIZAR AS PRÓPRIAS MÃOS PARA CONTAR.

RELACIONAR OS NÚMEROS COM A QUANTIDADE, UTILIZANDO DE MATERIAIS DISPONÍVEIS EM CASA, EXEMPLO: LÁPIS, PRENDEDORES, ETC.

 

4ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

ATIVIDADES: PÁG 36 E 37– OBSERVAR AS FIGURAS IMPRESSAS NAS PÁGINAS DA APOSTILA, IDENTIFICAR E LOCALIZAR E CIRCULAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE APARECEM NAS CENAS DO PARQUINHO E DA FAZENDA.

 

5ª - FEIRA

 

LEITURA DIÁRIA DO ALFABETO E NUMERAIS.

LOCALIZAR O DIA NO CALENDÁRIO PARA PREENCHIMENTO DE DATA NAS ATIVIDADES, BEM COMO ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.

ATIVIDADES: PÁG 40 – NA BRINCADEIRA DE CORDA DESTA PÁGINA, AS CRIANÇAS ESTÃO CONTANDO E PARA COMPLETAR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA, PREENCHA OS ESPAÇOS COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.

PÁG 44 – SELECIONE UMA FOTO DA SUA FAMÍLIA E COLE NA PÁGINA 44 DA APOSTILA, ESCREVA A LETRA INICIAL DE CADA PESSOA QUE APARECE NESSA FOTO AO LADO. 

 

6ª - FEIRA

 

ATIVIDADE IMPRESSA REFERENTE AO DIA DO TRABALHO – LEITURA DO TEXTO E PINTURA DA ILUSTRAÇÃO QUE REPRESENTA ALGUNS TRABALHADORES: ENGENHEIRO, CONFEITEIRA, EXECUTIVA, POLICIAL E CANTOR.

QUAIS AS PROFISSÕES QUE TEM AS PESSOAS QUE MORAM NA SUA CASA?

 


NESTA SEMANA SUGERIMOS QUE AS CRIANÇAS ESCOLHAM UMA HISTÓRIA E OU CONTAÇÃO ATRAVÉS DO VARAL DE HISTÓRIAS  








ATIVIDADE - 06


LEITURA DIARIA: BOM DIA TODAS AS CORES – RUTH ROCHA





MUSICA SALADA DE FRUTAS - XUXA:






COM QUAL LETRA COMEÇAM AS FRUTAS ABAIXO:
   







         

DESAFIO: NO QUINTAL DA SUA CASA FAÇA O REGISTRO DAS LETRAS INICIAIS DAS

FRUTAS NO MURO OU NO CHÃO COM O AUXILIO DE UMA ESPONJA MOLHADA. 

FAÇA UM VÍDEO OU TIRE FOTO PARA COMPARTILHAR ESTE MOMENTO.








FAÇA UM DESENHO OU RECORTE E COLE FIGURAS DAS FRUTAS QUE VOCÊ MAIS 

GOSTA.



SUGESTÃO: SE FOR POSSÍVEL, FAÇA UMA RECEITA JUNTAMENTE COM SUA  

FAMÍLIA E REGISTRE DA MELHOR FORMA (VÍDEO, FOTO, DESENHO OU ESCRITO).

A RECEITA PODERÁ SER DESDE 1 SUCO ATÉ UMA RECEITA DE FAMÍLIA.

O IMPORTANTE É FAZER A LISTA DOS INGREDIENTES E MODO DE FAZER.

CONFORME EXEMPLO ABAIXO:




A CUCA ESTÁ FAZENDO UMA POÇÃO, OBSERVE A RECEITA:






                                    


VAMOS CANTAR?



SUGESTÃO DE BRINCADEIRA MORTO VIVO MUITO LOUCO












ATIVIDADE - 07




LEITURA DIÁRIA: AMIGOS – SILVANA RANDO







  

VOCÊ JUNTAMENTE COM ALGUM ADULTO TERÁ QUE FALAR SOBRE AMIZADE.

O QUE É AMIZADE?








VAMOS LEMBRAR DOS COLEGUINHAS DA ESCOLA?



VAMOS RECORDAR O NOME DOS AMIGOS DA NOSSA SALA?

QUAL O NOME DO AMIGO QUE SENTA PERTO DE VOCÊ NA SALA?

QUAL AMIGO FICA JUNTO COM VOCÊ NA HORA DO LANCHE?



DEPOIS DE RELEMBRAR OS AMIGOS DA ESCOLA, TERÁ QUE FAZER UM

DESENHO LINDO VOCÊ E SEUS AMIGOS. PEÇA PARA UM ADULTO AJUDÁ-LO

ESCREVER OS NOMES DELES NO DESENHO E TIRE UMA FOTO E POSTA PARA

MATARMOS A SAUDADE.



  

VÍDEO: CLIPE INFANTIL – A AMIZADE – MUNDO BITA













ATIVIDADE - 08


LEITURA DIÁRIA










PINTE OU APONTE O RETÂNGULO QUE TEM A PALAVRA CORRESPONDENTE

AO ANIMAL QUE É O SÍMBOLO DA PÁSCOA: 




          PINTE OU APONTE O DESENHO DESTE ANIMAL:





           QUAL É O ALIMENTO PREFERIDO DO ANIMAL QUE VOCÊ DESCOBRIU?



         ESSE ANIMAL TEM:
                   


          VOCÊ ACHA QUE ELE É:
        
MÚSICA:                 







ATIVIDADE DE REVISÃO - 14/04



LEITURA DIÁRIA: POR QUE EU NÃO POSSO IR LÁ FORA?






SEGUINDO A LEGENDA DAS CORES DAS VOGAIS ABAIXO VAMOS PINTAR OS 

RETÂNGULOS CONFORME AS CORES DAS LETRAS INICIAIS DAS PALAVRAS:

      A         E         I          O        U

MÚSICA DAS VOGAIS: PATATI  PATATÁ



VAMOS FALAR TODAS AS LETRAS DO ALFABETO NA BRINCADEIRA DE PULAR CORDA DA PARLENDA:

SUCO GELADO

CABELO ARREPIADO

QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO?

A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M –

N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z.




VAMOS CONTAR:

1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10




PARLENDA: A GALINHA DO VIZINHO

COMPLETE A SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS E DESENHE A QUANTIDADE OVOS

CORRESPONDENTE, CONFORME O MODELO ABAIXO:




REGISTRE A BRINCADEIRA COM VÍDEO OU FOTOS E POSTA NO FACE.

BRINCADEIRA: PULAR CORDA

VAMOS DANÇAR: MÚSICA PULA CORDA – PATATI  PATATÁ









ATIVIDADE - 09  -  15/04


LEITURA DIÁRIA: NA ROÇA É DIFERENTE COM CHICO BENTO



OBSERVE AS LETRAS INICIAIS DAS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA, ONDE VOCÊ MORA?






FAÇA UM VÍDEO FALANDO NOMES DE ANIMAIS:

VOCÊ TEM BICHINHO DE ESTIMAÇÃO? TIRE UMA FOTO DELE.


O QUE TEM NA SUA CASA QUE TAMBÉM TEM NA HISTÓRIA DO CHICO BENTO?
REGISTRE COMO PUDER.

VAMOS CANTAR?


VAMOS DANÇAR?


DESAFIO: FAÇA UM VÍDEO IMITANDO OS ANIMAIS
LINK APOIO: https://youtu.be/slShEL-N1mA









ATIVIDADE -  10   -  16/04


LEITURA DIARIA: MENTIRA TEM PERNA CURTA – VARAL DE HISTÓRIAS




DEDIQUE UM MOMENTO PARA BRINCAR COM SEU FILHO.

RELEMBRE BRINCADEIRAS DE SUA INFÂNCIA E TAMBÉM PEÇA PARA A CRIANÇA 

ENSINAR A VOCÊ UMA BRINCADEIRA QUE APRENDEU NA ESCOLA.

FAÇA UM REGISTRO DESTE MOMENTO DAS BRINCADEIRAS, ATRAVÉS DE VÍDEOS, 

FOTOS, DESENHOS OU ESCRITA (EM LETRAS DE FORMA MAIÚSCULAS)



VAMOS DANÇAR SEGUINDO OS COMANDOS DA MÚSICA:



SEGUE ABAIXO UM LINK COM SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS:

TOP 10 BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS










ATIVIDADE - 11  -  17/04




LEITURA DIÁRIA: VIVINHA, A BALEIAZINHA VARAL DE HISTÓRIAS






1.     PEDIR PARA A CRIANÇA ESCREVER O NOME EM UMA FOLHA.


2.     PERGUNTE PARA A CRIANÇA: QUAL LETRINHA COMEÇA O SEU NOME? QUAL LETRA TERMINA?


3.     PEÇA PARA CONTAR A QUANTIDADE DE LETRAS DO NOME.

4.     IDENTIFICAR AS VOGAIS DO NOME.



VÍDEO: A E I O U - CRIANÇAS INTELIGENTES




VÍDEO: A MÚSICA DO ALFABETO







Nenhum comentário:

Postar um comentário